Lapa (PR) eleita Capital Brasileira da Cultura 2011


A cidade da Lapa (Paraná) foi eleita hoje pelo Bureau Internacional de Capitais Culturais como Capital Brasileira da Cultura 2011, em reconhecimento ao seu rico patrimônio histórico e cultural, um dos mais importantes e conservados da região sul do Brasil.

Com cerca de 42 mil habitantes e situada a 62 km de Curitiba, a cidade possui 235 edifícios, no seu centro histórico formado por 14 quarteirões, tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), onde se destacam o conjunto arquitetônico da Rua do Cotovelo, Teatro São João, Museu de Armas, Casa Lacerda, Casa Vermelha e o Museu Histórico. No patrimônio cultural imaterial destacam-se as Congadas, a Noite Lapiana e as diversas festas religiosas e populares, além da gastronomia influenciada pelo movimento tropeirista.

Por ocasião da comemoração do centenário da proclamação da República em 1989, a Lapa recebeu o título de “Capital Cívica do Brasil” em razão de ter sido cenário de importante episódio histórico durante a Revolução Federalista, em 1894. Uma legião de 639 homens formada por forças regulares e de patriotas lapianos,chefiada pelo Coronel Antônio Ernesto Gomes Carneiro, enfrentou bravamente e caiu diante das forças revolucionárias rio-grandenses formadas por cerca de 3.000 combatentes, no famoso “Cerco da Lapa”, que durou 26 dias. A resistência desta pequena cidade e de seus heróis proporcionou ao governo de Floriano Peixoto, o tempo suficiente para reagrupar as forças necessárias para deter o exército federalista, mantendo assim a república no Brasil.

O Bureau Internacional de Capitais Culturais (www.ibocc.org) é um organismo internacional com sede em Barcelona (Espanha) que criou os projetos Capital Brasileira da Cultura, Capital Americana da Cultura, Capital da Cultura Catalã, Capital da Cultura Espanhola e US Capital of Culture.

Até hoje foram eleitas como Capital Brasileira da Cultura as cidades de:

2006: Olinda (PE)
2007: São João del-Rei (MG)
2008: Caxias do Sul (RS)
2009: São Luís (MA)
2010: Ribeirão Preto (SP)
2011: Lapa (PR)

O projeto Capital Brasileira da Cultura está sendo implementado pela ONG CBC com o apoio do Ministério da Cultura, Discovery Networks Latin América / US Hispanic e SESC TV.


© Capital Americana de la Cultura 1998-2024