São Luís eleita Capital Brasileira da Cultura 2009


A cidade de São Luís (Maranhão) foi eleita ontem no final da tarde como Capital Brasileira da Cultura 2009, concorrendo com as candidaturas apresentadas por Areia (Paraíba), Mariana (Minas Gerais), Montenegro (Rio Grande do Sul) e Senador Pompeu (Ceará). Esta é a quarta edição do concurso que elege uma cidade como Capital Brasileira da Cultura depois de Olinda (PE) em 2006, São João del-Rei (MG) em 2007 e Caxias do Sul (RS) em 2008.
 
A Comissão Julgadora que analisou as candidaturas esteve formada por:

Célio Turino – Ministério da Cultura, Secretário de Programas e Projetos Culturais
Kátia Terezinha Patrícia da Silva, Ministério do Turismo, Coordenadora-Geral de Projetos de Estruturação em Áreas Priorizadas
Clarice Andrade, Prefeitura de Olinda (Capital Brasileira da Cultura 2006). Diretora de Cultura – Secretaria Municipal do Patrimônio, Ciência, Cultura e Turismo
Luiza Helena Bortolo de Resende, Prefeitura de São João del Rei (Capital Brasileira da Cultura 2007). Secretária Municipal de Cultura e Turismo
João Wianey Tonus, Prefeitura de Caxias do Sul (Capital Brasileira da Cultura 2008). Secretário Municipal de Cultura
Mário Vendrell – Diretor Executivo da Organização Capital Brasileira da Cultura

São Luís situada na ilha de mesmo nome, é a única cidade brasileira fundada pelos franceses, que em 1612 construíram alí um forte e o nomearam São Luís, em homenagem à Luís IX patrono da França, e ao rei francês da época Luís XIII. A cidade foi tombada pela UNESCO como Patrimônio cultural da Humanidade, em 1997. Possui um grande acervo arquitetônico com cerca de 3.500 prédios, distribuídos por mais de 220 hectares de centro histórico, sendo grande parte deles sobradões com mirantes, muitos revestidos com preciosos azulejos portugueses.
 
A cidade foi a primeira no Brasil a receber uma companhia italiana de ópera. Possuía calçamento e iluminação como poucas do país. Recebia semanalmente as últimas novidades da literatura francesa. É nessa fase que São Luís passa a ser conhecida por "Atenas Brasileira". A denominação decorre do número de escritores locais que exerceram papel importante nos movimentos literários brasileiros a partir do romantismo. Surgiu, assim, a imagem do Maranhão como o estado que fala o melhor português do país. A primeira gramática do Brasil foi escrita e editada na cidade por Sotero dos Reis. Mesmo nos dias atuais a cidade ainda mantém uma grande vocação natural para a literatura e poesia.
 
São Luís é conhecida também por outros nomes como: "Ilha do Amor", atribuído ao grande número de poetas que louvaram a cidade e pelo romantismo que a própria arte carrega; "Jamaica Brasileira", o Reggae chegou com força no Maranhão como um todo nos anos 70, e até hoje continua forte; "Cidade dos Azulejos", devido as fachadas azulejadas dos antigos casarões, influência da colonização portuguesa.
 
O Bumba-meu-boi, oTambor de Crioula, o Cacuriá e o Tambor de Mina, são as manifestações mais marcantes do folclore maranhense. Além de um rico artesanato São Luís oferece aos visitantes uma gastronomia exótica e muitos atrativos turísticos e ambientais com belas praias e o Parque Nacional dos Lençóis, paraíso ecológico com 155 mil hectares de dunas, rios lagoas e manguezais
 
“São Luís merece o título por ter apresentado uma candidatura consistente, amparada no rico patrimônio cultural material e imaterial que a cidade possui.” diz Mário Vendrell, Diretor Executivo da ONG CBC. “A Capital Brasileira da Cultura 2009 será uma grande oportunidade para que a cidade possa promover-se nacional e internacionalmente, mostrando todos seus atrativos culturais e turísticos. Esperamos que saiba aproveitá-la para que possa obter todos os benefícios que o título de capital cultural oferece” conclui Vendrell.
 
O projeto Capital Brasileira da Cultura tem o apoio do Ministério da Cultura, Ministério do Turismo e do Bureau Internacional de Capitais Culturais.
 
Os objetivos do projeto são: valorizar e promover o patrimônio histórico e cultural e ambiental brasileiro; contribuir para um maior conhecimento mútuo da identidade nacional e fomentar a auto-estima dos cidadãos através da promoção e divulgação das culturas regionais, além de criar um novo campo para o desenvolvimento do marketing cultural e do crescimento do turismo cultural no Brasil.


© Capital Americana de la Cultura 1998-2024