Asunción (Paraguai) eleita Capital Americana da Cultura 2009


Palacio de López

A cidade de Asunción (Paraguai) foi eleita pelo Bureau Internacional de Capitais Culturais como Capital Americana da Cultura 2009, segundo anunciou hoje Xavier Tudela, presidente do Bureau, que tem a sua sede em Barcelona. Asunción sucederá como referencia cultural das Américas a cidade de Brasília, a partir de 1º de janeiro próximo.

Xavier Tudela manifestou que “a designação de Asunción como Capital Americana da Cultura 2009 dará um novo impulso à promoção e ao conhecimento internacional da rica cultura paraguaia”.

Por sua vez, o Ministro de Educação e Cultura da República do Paraguai, Horacio Galeano Perrone, declarou que “a educação e a cultura são instrumentos de inclusão social prioritários para nosso Governo. Por isso recebemos com enorme satisfação a designação de Asunción como Capital Americana da Cultura 2009”.

Como conseqüência da capitalidade cultural de Asunción, o Paraguai terá uma promoção destacada nos meios de comunicação internacionais, que será levada a cabo pela Organização Capital Americana da Cultura. Antena 3 Internacional, canal oficial de TV da Capital Americana da Cultura, fará a promoção da capitalidade cultural paraguaia, na sua programação, durante o ano de 2009.

A “Muy Noble y Leal Ciudad de Nuestra Señora Santa María de la Asunción” (nome oficial da cidade), é o sítio permanente mais antigo fundado pelos espanhóis na bacia do Rio da Prata, e foi fundada em 15 de agosto de 1537. É conhecida como “Mãe de Cidades” pois, durante a Conquista partiram dela várias expedições com o objetivo de fundar outras cidades do cone sul americano, entre elas Buenos Aires pela segunda vez, logo após a tentativa que falhou em 1536. O local onde hoje se encontra a cidade, habitado inicialmente por indígenas cariós, foi provavelmente visitado por Juan de Ayolas na expedição que ordenou Pedro de Mendoza desde a primeira Buenos Aires, e é por essa razão que anteriormente era atribuída a Ayolas a sua fundação; porém, logo comprovou-se que o forte chamado “Nuestra Señora de la Asunción” foi fundado em 15 de agosto de 1537 por Juan de Salazar e Espinosa de los Monteros, quem justamente havia ido em busca de Ayolas. O forte transformou-se em cidade com a criação do Cabildo em 16 de setembro de 1541, pois, até então só existia um governo de caráter militar.

Asunción tem uma população de 515.000 habitantes, o que representa aproximadamente 10% do total da população paraguaia. Na sua área metropolitana vivem 1.600.000 pessoas.

Asunción é a sede dos três poderes do Estado, sendo o principal porto fluvial e o centro cultural do país. Apesar de algumas variações com o transcorrer do tempo desde a sua fundação até hoje, Asunción é o centro da atividade nacional do Paraguai.A partir da capital são emitidos as principais resoluções e projetos dos poderes do Estado, onde estão centralizados os bancos, as entidades econômicas, culturais, diplomáticas, sociais, sindicais e industriais do país.

A Capital Americana da Cultura 2009 é a cidade com maior atividade cultural do Paraguai. Nela se encontram vários teatros, como o Teatro Municipal Ignácio A. Pane. A cidade conta também com numerosas bibliotecas, entra as quais estão a Biblioteca Pública Municipal “Augusto Roa Bastos”, a Biblioteca Nacional e a Biblioteca Agrícola Nacional. Alguns dos seus principais museus são o Museu do Barro, o Museu da Cidade, o Museu Ferroviário e o Museu do Cabildo.

A Capital Americana da Cultura, criada em 1998, tem como objetivo promover a integração Interamericana desde o âmbito cultural, contribuir para um melhor conhecimento entre os povos do continente americano, respeitando sua diversidade nacional e regional e destacando o seu patrimônio cultural. A Organização Capital Americana da Cultura é membro do Bureau Internacional de Capitais Culturais, promove internacionalmente as cidades capitais culturais e estabelece novas pontes de cooperação com a Europa, continente que tem estabelecido a capital cultural desde 1985. Esta acreditada perante a Organização dos Estados Americanos (OEA) e tem o reconhecimento dos Parlamentos Latino-americano e Europeu. Até hoje foram designadas como Capital Americana da Cultura as seguintes cidades: Mérida (México) 2000; Iquique (Chile) 2001; Maceió (Brasil) 2002; Cidade do Panamá (Panamá) e Curitiba (Brasil) 2003; Santiago (Chile) 2004; Guadalajara (México) 2005; Córdoba (Argentina) 2006, Cusco (Perú) 2007; Brasília (Brasil) 2008, e Asunción (Paraguai) 2009.

O Bureau Internacional de Capitais Culturais (www.ibocc.org) é um organismo que agrupa a Capital Americana da Cultura (www.cac-acc.org), a Capital Brasileira da Cultura (www.capitalbrasileiradacultura.org), a US Capital of Culture (www.culturalcapital.us), e Capital da Cultura Catalã (www.ccc.cat), como iniciativas consolidadas, e outros projetos de criação de capitais culturais em preparação, como a Capital da Cultura Espanhola (www.ccesp.org). Xavier Tudela é o Presidente da Capital Americana da Cultura e do Bureau Internacional de Capitais Culturais.

Antena 3 Internacional emite desde a Espanha para a América, em direto, 24 horas por dia, via satélite, e chega aos lares através dos principais operadores de TV a cabo e satélite. O Canal Internacional da Antena 3 oferece ao público americano os melhores programas que a Antena 3 Televisão produz para os telespectadores espanhóis, junto a outros espaços pensados e dirigidos especialmente para a audiência ibero-americana.
Antena 3 Internacional coloca ao alcance de seus telespectadores o melhor entretenimento através de uma programação amena, ágil e familiar. Informa com rigor e em direto sobre todos os acontecimentos através de seus telejornais, informativos especiais e programas de atualidades, e oferece entretenimento aos telespectadores do continente americano através de seus programas de revistas, concursos e séries de ficção de mais êxito.

Mais de vinte milhões de pessoas, em cinco milhões de lares, sintonizam o Canal Internacional de Antena 3 e desfrutam de sua programação. Antena 3 Internacional se distribui em 19 paises ibero-americanos e EUA, e atualmente também esta acessível para qualquer pessoa , em qualquer lugar do mundo, através do portal www.antena3.com e www.teleporlared.com. Mar Martínez-Raposo é a diretora da Antena 3 Internacional.


Desde el enlace siguiente se pueden visualizar y descargar unas imágenes de Asunción, Capital Americana de la Cultura 2009


© Capital Americana de la Cultura 1998-2024