Dez cidades concorrem ao título de Capital Brasileira da Cultura 2010


A Organização Capital Brasileira da Cultura (ONG CBC), membro do Bureau Internacional de Capitais Culturais, encerrou hoje o prazo para recebimento de candidaturas para a Capital Brasileira da Cultura 2010. As dez cidades candidatas ao título são: Bento Gonçalves (RS), Campo Mourão (PR), Gramado (RS), Lapa (PR), Paranaguá (PR), Paraty (RJ), Prados (MG), Ribeirão Preto (SP), Santo Amaro (BA) e Senador Pompeu (CE).
 
A Comissão Julgadora encarregada de analisar as candidaturas deverá divulgar em 31 de agosto próximo o nome da ganhadora. A cidade que receber o título de Capital Brasileira da Cultura 2010, a quinta da história, deverá desenvolver durante todo o próximo ano um programa de atividades que visem fomentar e divulgar a sua cultura própria, bem como a valorização do seu patrimônio cultural material e imaterial. Os benefícios decorrentes do status que a cidade adquire como referencia cultural do país e da sua promoção nacional e internacional são diversos e vão desde o aumento da atividade cultural e do turismo até o incremento na auto-estima da população.

O Diretor Executivo da ONG CBC, Mário Vendrell ressalta a importância da iniciativa que está sendo levada a cabo pela organização, desde o ano 2003 quando foi lançado o projeto no país: “estamos satisfeitos com a evolução da Capital Brasileira da Cultura pelos resultados alcançados até agora, e pela repercussão que o projeto vem tendo no Brasil e também no exterior. A cada ano temos cada vez mais cidades interessadas em participar, numa demonstração de que o projeto funciona como um excelente instrumento de desenvolvimento social e econômico, utilizando a cultura como vetor de transformação. A Capital Brasileira da Cultura não é somente um título que a cidade adquire, mas também uma grande responsabilidade e uma oportunidade única para esta possa promover uma verdadeira transformação interna através da cultura, motivando a ação conjunta entre a administração municipal, a iniciativa privada e a sociedade civil, para que possam ser alcançados os objetivos previstos “, conclui Vendrell.
 
A primeira cidade a receber o título de Capital Brasileira da Cultura foi Olinda (PE) em 2006, sucedida por São João del-Rei (MG) 2007, Caxias do Sul (RS) 2008. São Luís do Maranhão é a Capital Brasileira da Cultura 2009.
 
O projeto CBC tem o apoio do Ministério da Cultura, Ministério do Turismo do Brasil.


© Capital Americana de la Cultura 1998-2024